Thursday, April 13, 2006

MARISA MONTE

Começa nova turnê no dia 27 de abril

Após gravar e lançar dois CDs de material inédito de uma só vez, Marisa Monte anunciou nesta terça-feira sua próxima turnê, "Universo Particular", que começa em Curitiba no dia 27 de abril. Após ficar na capital paranaense até o dia 30 de Abril e passar por Porto Alegre entre os dias 4 e 7 de maio, "Universo Particular" chega a São Paulo no dia 19 de maio, onde fica até 4 de junho. Depois vai para o Rio de Janeiro, onde continua até agosto. O nome da turnê mistura os títulos de seus dois novos discos, ""Universo ao meu redor" e "Infinito Particular", mas o repertório abrangerá toda a carreira da cantora, incluindo material dos Tribalistas. A banda de apoio, que inclui o ex-Novos Baianos e A Cor do Som Dadi no baixo, violão e guitarra; e Pedro Baby, filho dos também Novos Baianos Pepeu Gomes e Baby do Brasil no violão e guitarra, conta desta vez com o complemento de instrumentos como fagote, ukulele, cello e flugelhorn. O show também poderá ter participações esporádicas dos outros Tribalistas, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown e da Velha Guarda da Portela."Desde o começo das gravações destes dois CDs, sabia que as canções conviveriam nos shows com músicas gravadas por mim em outros discos e que seria importante uma atmosfera instrumental que pudesse servir bem a esse repertório ao vivo", diz Marisa Monte. A turnê é uma parceria com a fabricante de cosméticos Natura e faz parte do programa de patrocínio à cultura Natura Musical. O projeto, que existe há um ano já realizou 205 shows e 20 produções de CDs e DVDs em 16 estados brasileiros, entre outras atividades.

E explica criação de seus 2 novos CDs

A cantora e compositora Marisa Monte explica a criação de "Universo ao Meu Redor" e "Infinito Particular". Ela também tenta explicar o que, talvez, seja inexplicável. Qual a receita do sucesso? Qual CD vai vender mais? Por que demorou tanto?Logo de início, ela declara: "Não me considero uma cantora de samba". E também diz: "Acho que é uma conseqüência natural.Eu sou carioca; [o samba] é a maior expressão musical do Rio; eu gosto de música; na minha casa sempre se ouviu música... Minha carreira se construiu nisso". O tema é retomado mais à frente, quando ela se questiona. "Não sei me definir (...) MPB? Samba?"Mediado por Lorena Calábria -apresentadora que assinou contrato exclusivo com a Record e que deixa o canal pago em maio-, o grupo pergunta pouco e Marisa fala mais, não demais.Conta, por exemplo, que uma música com os parceiros Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown pode ser feita em 20 minutos ou em dez anos. Foi o que aconteceu com "Já Sei Namorar", o hit do premiado e mais vendido CD "Tribalistas" (2002), cuja melodia estava "perdida" numa fita cassete que só ganhou letra muito tempo depois. Já "Universo ao Meu Redor" foi feita em minutos, quando o trio esperava o sambista Paulinho da Viola -outro tópico da conversa com a cantora- para uma visita.A cantora fala também de suas preferências musicais atuais e antigas, de suas importantes pesquisas feitas com sambistas históricos como Monarco, das outras parcerias que aparecem nos CDs (Marcelo Yuka, Adriana Calcanhotto, Philip Glass, Eumir Deodato e João Donato, entre outros), da produção e introdução de novas sonoridades e instrumentos e ainda diz que seu maior desejo, agora, é estrear o show.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home